Followers

Recent Comments

Clube da Zueira - Comu

Clube da Zueira - Comu
Comunidade - Cz -

Hassan bin Sabbah: o primeiro terrorista islâmico

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2sBG_4HBehqCka3gL0WQ07akR76_FqzFuQTJ7Jx06Ih-V-rBInye7FmmsHyilBqydkCbbfD5BrwGFpgXMp0mSVSza3shLaYV307GA3cz2h_8UxlsqRs7r6PeaHqWEbPZUV9hlGfLSWaAs/s400/terror.jpg
Em 2001, depois dos atentados de 11 de setembro, o mundo estava chocado, e uma notinha de rodapé na imprensa britânica passou praticamente despercebida. Ela lembrava que os ataques de Osama bin Laden e da Al Qaeda tinham precedente no islã. A referência era à Ordem dos Assassinos, uma seita secreta islâmica fundada no século 11. Assassinatos, atentados, ensinamentos de cunho esotérico e até consumo de drogas dão o tom à sua história.

Quem são os Assassinos, e como eles inspiraram o moderno terrorismo islâmico? A resposta não é fácil. Seu fundador foi um certo Hassan bin Sabbah. De origem persa, era uma figura enigmática – mistura de guerreiro, estrategista político e místico religioso. Bin Sabbah fazia parte de uma facção religiosa dentro do islã, o ismaelismo. Apesar de malvistos pela comunidade em geral, ninguém mexia com os ismaelitas. Eles eram poderosos e dominavam o Egito, além de uma fatia considerável no norte da África.

Por volta de 1090, depois de uma intriga pela sucessão do califado no Cairo, Bin Sabbah caiu em desgraça. Foi preso e trancafiado no alto do minarete de um palácio. Durante a noite, contudo, diz a lenda que a cúpula do minarete ruiu, e ele, vendo nisso um sinal divino, escapou. Dali em diante, ninguém mais controlaria seu destino. Em Masyaf, na Síria, e Alamut, na Pérsia, constituiu principados e ergueu fortalezas inexpugnáveis, geralmente em regiões montanhosas. Nascia assim o Senhor da Montanha, como passou a ser chamado.

Rastro de sangue
A história do precursor de Bin Laden e sua ordem assassina

1056
Nasce Hassan bin Sabbah, numa região montanhosa do norte da Pérsia (atual Irã).

1090
Bin Sabbah foge da prisão com “ajuda divina” e funda a Ordem dos Assassinos.

1094
Um membro da ordem mata o vizir persa al-Mulk com um punhal envenenado.

1192
Mais uma vítima importante dos Assassinos: Conrado, rei de Jerusalém.

1256
O general mongol Hulagu Khan invade Alamut e mata os seguidores da seita.

Século 14
Duzentos anos mais tarde, o termo “assassino” vira sinônimo de matador.

Para saber mais
The Assassins
Bernard Lewis, Perseus Publishing, 2002 (em inglês).
Veja completo Hein: Superinteressante

1 comentários to “ Hassan bin Sabbah: o primeiro terrorista islâmico ”

  1. Esse é maligno
    UAHUAH